Com 12 mortes em maio, Vale tem o menor número de assassinatos desde o início da série histórica da SSP
30/06/2025
(Foto: Reprodução) Região também teve o menor número de mortes violentas no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. Com 12 mortes em maio, Vale tem o menor número de assassinatos desde o início da série histórica, em 2001
Divulgação
O Vale do Paraíba registrou, em maio, o menor número de mortes violentas desde o início da série histórica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Segundo os dados da SSP divulgados nesta segunda-feira (30), foram 12 assassinatos registrados no mês passado. Até então, o recorde havia sido em agosto do ano passado, com 15.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Além dos 12 registros em maio, o Vale somou, neste ano, 18 casos em janeiro, 23 em fevereiro, 38 em março, além de 22 casos em abril.
O número considera o total de homicídios dolosos (aqueles onde há a intenção de matar) e as vítimas em latrocínios (que são os roubos seguidos de morte).
Os números mostram ainda que, no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, o Vale somou 113 assassinatos, sendo também o menor número da série no período.
A série histórica da SSP traz números desde 2001. De lá para cá, considerando somente o período entre janeiro e maio, o menor número de mortes violentas registrados no Vale havia sido em 2008.
Na ocasião, o Vale do Paraíba havia contabilizado 128 assassinatos, sendo 118 homicídios dolosos e 10 latrocínios.
No ano passado, no mesmo período, o Vale tinha um total de 155 mortes violentas. Com isso, os números deste ano representam uma redução de 27,1%.
Ainda na série histórica, o maior número já registrado nos cinco primeiros meses de um ano foi ainda no início do século, em 2003, quando o Vale do Paraíba atingiu a marca de 286 assassinatos entre janeiro e maio.
Mesmo com a redução, o Vale do Paraíba continua sendo a região do interior do Estado de São Paulo com o maior número absoluto de mortes violentas, seguido pelas regiões de Ribeirão Preto, com 93, e Campinas, com 85.
Vale do Paraíba: 113
Ribeirão Preto: 93
Campinas: 85
Sorocaba: 84
Piracicaba: 80
Santos: 49
São José do Rio Preto: 47
Bauru: 43
Presidente Prudente: 27
Araçatuba: 24
Vale reforçar que esses dados são números absolutos de vítimas, divulgados todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública, sem levar em conta o tamanho da população de cada município. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes só é divulgada anualmente, com os dados do ano anterior.
Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina